DR. ALCINO DANIEL JÚLIO DRUMMOND (1916 – 1980)

Nasceu na freguesia de S. Sebastião da Pedreira, concelho de Lisboa, a 17 de Setembro de 1916, sendo filho de Daniel Júlio Drummond e de D. Eulália da Conceição Ribeiro Drummond. Casou a 18 de Janeiro de 1945 com a D. Maria do Céu Gonçalves Vieira (Mimi), filha de José Maria Vieira e da D. Maria do Céu Gonçalves dos Santos Vieira, pertencendo, assim, a uma família sobejamente conhecida e respeitada de São Vicente, veio a falecer a 15 de Março de 1980.

Licenciado pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, fez parte do grupo de médicos veterinários que contribuíram para o desenvolvimento da pecuária no arquipélago da Madeira, a partir dos anos 40 do século XX, e para o combate das zoonoses que então grassavam nos nossos animais, bem como para a melhoria da qualidade higiénica dos produtos pecuários, nomeadamente do leite.

Inicialmente, desempenhou as suas funções profissionais na Junta dos Lacticínios da Madeira, onde foi responsável durante vários anos pela Secção do Fundo de Previdência Pecuária, tendo de 1970 a 1976 prosseguido a carreira de médico veterinário na Intendência de Pecuária da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, a qual viria a tornar-se na Direção de Serviços Veterinários e, mais tarde, na Direção Regional de Pecuária.

Para além do seu papel adentro da profissão médico-veterinária, destaca-se a sua participação cívica como Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, entre 1962 e 1970, sendo reconhecida a relevante contribuição que deu a este concelho e tendo sido o promotor da primeira Feira de Gado que teve lugar em São Vicente, em agosto de 1963.

De entre os diversos trabalhos da sua autoria ou nos quais participou, destacam-se os seguintes:

  • Co-autor de “A Junta dos Lacticínios da Madeira e a defesa pecuária da Ilha”, em 1951.
  • “Relatório das vacinações anti-carbunculosas, levadas a efeito em 1952” – Junta dos Lacticínios da Madeira, em 1954.
  • “Breves considerações acerca de um curso sobre a exploração de gado bovino realizado em Reading”, integrado no programa “A Rádio ao Serviço da Agricultura”, Junta dos Lacticínios da Madeira, em 1963.
  • “Considerações sobre a adaptação à Madeira das modernas normas seguidas na exploração dos bovinos leiteiros”, integrado no programa “A Rádio ao Serviço da Agricultura”, Junta dos Lacticínios da Madeira, em 1963.
  • Co-autor da “Contribuição para o Estudo do Regime Silvo-Pastoril”, em 1976.
  • Participou na criação do Centro de Ovinicultura da Madeira, em Santana, tendo sido um dos responsáveis pelo ensaio aí efetuado relativo à produção de ovinos da raça Karakul.